sábado, 15 de maio de 2010

Para Casa.

Como só esse blog me inspira - embora muito pouco - irei usá-lo para fazer o meu trabalho de casa de uma disciplina da faculdade: escrever, em forma de conto, um acontecimento ocorrido no dia da convocação dos jogadores que irão para a Copa. Vai ser muito, mas muito fácil, porque aquele dia foi Uó para mim...

p.s.: esse texto está longe do ideal, do que eu vou entregar ao professor. É só um esboço mesmo.

Convocação? E quem se importa?

"É. Mais um dia de rotina. Meu dia já começa dentro de um ônibus. De pé às 5h30 partindo rumo ao campus da UFRJ na Praia Vermelha. Duas cansativas horas em pé para, enfim, descer na Central e me juntar às outras milhares de pessoas que silenciosamente anseiam pelo fim de suas respectivas jornadas. Naquela semana, as minhas 168 horas estavam contadas e o meu plano de logística foi elaborado especialmente para que eu não chegasse atrasada na auto escola em nenhum dia, visto que eu estava perto de completar as quarenta e cinco (e arrastadas) horas de aulas teóricas e, se eu perdesse uma hora sequer, sabe-se lá quando eu ia terminar. Saio da Faculdade de Educação e parto diretamente para o Fundão para outra aula, quando o professor finalmente chega, Ops! é dia de convocação! Nem Adriano, nem Ronaldinho Gaúcho, nem Neymar e nem Ganso. Grafite? Não sei o passou na cabeça do Dunga, mas sabia muito bem o que se passava na minha: tinha que sair de lá no máximo às 15h30, afinal encontraria ainda muitos obstáculos pelo caminho, como tempo de espera do ônibus, possíveis engarrafamentos, muitos passageiros (o que implica em muitas paradas para embarque e desembarque) e o tempo de caminhada do ponto até o local da aula. Nada foi esquecido, porém, devido a uma infeliz armação do destino, eu saí da aula quase às 16h. Saindo do prédio, não pude acreditar no que meus olhos viam: meu ônibus virando a esquina, partindo sem mim. Começava então uma guerra contra o relógio. Como Forrest*, eu corri, peguei o ônibus interno da cidade universitária desci no meio do caminho, atravessei a rua e... Ponto para mim! Fui mais rápida que o motorista da Viação Bangu. Comecei a acreditar que tudo daria certo quando sentei no último banco vazio do ônibus. Eu era só felicidade ao ver que a Linha Amarela não estava engarrafada. Como um boneco Playmobil, nada tiraria o sorriso do meu rosto. Foi o que eu pensei. Faltando cerca de vinte minutos, um inesperado engarrafamento na av. Brasil, destruiu tudo o que eu havia planejado. Teoricamente a aula começava às 18h, mas o instrutor dava uma tolerância de dez minutos para colher a digital dos atrasados. Passei a rezar para chegar dentro desse limite. 18 horas e 10 minutos. Desci do ônibus. Como Lola**, persistente e determinada, corri cerca de três quilômetros até a linha de chegada. Subi os dois andares de escada, pulando um degrau. Ao chegar, me deparei com o instrutor. Segurei em seu ombro para me escorar:
- Fechou?
- Fechei – disse ele, sem mostrar nenhuma comoção ao me ver naquele estado deplorável.
Sensibilizada com a minha própria derrota, não consegui conter o choro. Chorei de raiva e por até então nunca ter dado valor ao tempo. Aquele minuto se transformou em uma hora perdida. Aquela hora transformou-se em semanas.
Contrariando todo o meu sentimento de revolta, eu consegui, além de tirar uma lição de moral dessa história e de me motivar a tirar de vez a carteira (os transportes públicos estão acabando com minha saúde física e mental), concluí também que, embora pareça às vezes que o mundo está conspirando contra você, ele apenas tenta mostrar as coisas de uma maneira mais complicada e dolorosa. Devido a um problema no sistema do DETRAN, algumas digitais não foram colhidas no dia. Na sexta seguinte, eu pude enfim, recuperar o meu atraso."

*Personagem interpretado por Tom Hanks, no filme Forrest Gump.
** Personagem interpretada por Franka Potente, no filme Corra, Lola, Corra.

2 comentários:

Lagartixa de parede disse...

ahh a perte q mais gostei foi a do playmobil!!! mto boa sacada!! rs..
e eu tb sempre lembro do forest nestas histórias do dia a dia! rsrs...
ai deu até vontade de postar tb....sobre transposte público! lógico! mas to com medo d ficar repetitiva!! hahaha....acho q irei fazer um blog apenas com esse tema! até pq esses são os pontos marcantes da semana!! o transporte no rj!!! afff....

Raphael Pereira disse...

também gostei do sorriso playmobil,mas "corra Lola,corra" é angustiante :)
parece que é um karma os transportes públicos de Gotham,hein?
eu fico nervoso só de pensar.